Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44223

Compartilhe esta página

Título: Uma live com hackers : a relação entre confiança na mídia, nas eleições e a participação política
Autor(es): LESSA, Maria Eduarda Regueira Navarro
Palavras-chave: Ciência Política; Governo representativo e representação; Princípios gerais do direito; Participação social - Tática política; Mídia (Publicidade) - Planejamento; Votação
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LESSA, Maria Eduarda Regueira Navarro. Uma live com hackers: a relação entre confiança na mídia, nas eleições e a participação política. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta dissertação busca analisar se a confiança em duas instituições que são alvo frequentes de ataques - a mídia e as instituições eleitorais -, está associada à participação política. O estudo da retórica da elite política que tem como objetivo fomentar o descrédito dos eleitores para com instituições próprias do regime democrático não é um assunto novo, apesar de pouco explorado através de abordagens empíricas; no entanto, as poucas evidências disponíveis apontam que esses discursos são capazes de moldar os níveis de confiança que os indivíduos depositam nas instituições. Motivada por essa linha de pesquisa, por demais estudos que apontam para a relevância da confiança no comportamento dos eleitores e por um contexto em que membros da elite política brasileira empregam o tipo de retórica aqui mencionada, esse estudo testa a relação entre a confiança nessas instituições e diferentes formas de participação. É encontrado que eleitores que confiam menos nessas instituições apresentam maior probabilidade de engajarem-se em formas “contestatórias” de participação, tais como o voto inválido (branco ou nulo) e a participação em protestos. Ademais, é observado que a confiança na mídia está fortemente relacionada à frequência de busca por informação, seja através de mídias alternativas ou tradicionais. A confiança na mídia se mostra, portanto, um fator essencial para a formação de cidadãos factualmente informados e que são essenciais, do ponto de vista normativo, para o bom funcionamento de uma democracia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44223
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Eduarda Regueira Navarro Lessa.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons